Tantas vezes, muitas vezes, o Diário de Coimbra denuncia, anuncia, estes Heróis, estes Homens e Mulheres que lutam, arduamente para salvarem a Terra. Que trabalham, penosamente e sacrificadamente, para nos salvarem das graves e mortais enfermidades e epidemias, que têm vindo a dizimar milhares de pessoas, incluindo as nossas crianças.
Uma verdadeira inovação, um rejuvenescer no campo das Ciências, desenvolvida, nestes últimos anos, por estas centenas de Jovens Investigadores, saídos desta nossa e célebre Universidade de Coimbra (UC), onde têm vindo a conquistar vários prémios nacionais e internacionais, desde a “Neurociência” à “Biodiversidade”, passando pela Medicina ou por estas e sofisticadas Tecnologias computorizadas. Uma Honra para todos nós Portugueses!
Notícias vindas a público: -“Investigadores de Coimbra criam protótipo de diagnóstico da diabetes” - um “Fluxómetro a laser” - para fazer o diagnóstico da diabetes. Ganharam o prémio “Best Student Paper Award” na Conferência Internacional Bioinformática 2012, de Vilamoura, Algarve. Uma fantástica invenção, desenvolvida por Edite Figueiras no “Centro de Instrumentação da UC”, que serve para medir nos vasos sanguíneos mais pequenos (os mais difíceis de medir) e fornecer, posteriormente, informação resultante da interacção com os glóbulos vermelhos; -“José Xavier, é Biólogo e vencedor do “Nobel da Ciência Polar 2011”.
Reparem: há Cientistas em países que fazem Investigação nesse Campo, há mais de 200 anos, na Antártida e Portugal começou acerca de 7 anos, e já recebeu um prémio desta dimensão. É realmente um enorme privilégio. -“Investigadores de Coimbra, estudam administração oral de Insulina. Uma outra tecnologia farmacêutica desenvolvida por uma Equipa Internacional de Investigadores, Coordenada pelos Portugueses António Ribeiro e Francisco Veiga, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (UC). -“Investigadores de Coimbra avaliam, pela primeira vez, a contaminação por dioxinas da fauna e flora marinha costeira”. -“Academia de Ciências Russa, distingue Cientista da UC”., o Professor Victor Lobo, Catedrático do Departamento da Química da “Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra” (FCTUC), distinguido com a “Medalha Professor Nicolai M. Emanuel”. -“Investigadores da UC desenvolvem Tecnologia para ajudar na Terapêutica de Crianças com Autismo”. -“Especialistas Mundiais em Espectroscopia reuniram-se em Coimbra” para a Conferência Europeia de Espectroscopia em Moléculas Biológicas”.
Trata-se de um conjunto de Técnicas Experimentais que permitem (interpretando as interacções entre a radiação electromagnética e a matéria), sondar e ajudar a compreender os seus mais escondidos segredos. E tantos, tantos outros! É isto meus Senhores, que nos tornam capazes de sobreviver a todas estas quezílias burocráticas e políticas, a estas “esquizofrenias doentias” de perseguições, de acusações.
É graças a estes Homens e Mulheres, a estes Cientistas, que vislumbramos a Esperança, e que são tão importantes sobre a mobilização moral para fazer evoluir a humanidade numa direcção de maior generosidade, amabilidade, serenidade, moderação, isto é, para as virtudes da convivência e do amor. São precisamente estas invenções, estas descobertas genéticas que nos dão a possibilidade de redimir o homem da culpa originária da violência que caracterizou a primeira fase da sua evolução.
Bem Hajam!
Voltar para Crónicas e Artigos |